O regresso das portas e janelas de madeira
O regresso das janelas, portas de entrada, portas de sacada e portas de correr de madeira de grandes dimensões está em plena sintonia com a tendência de muitos arquitetos, projetistas e construtores. Na verdade, nunca desapareceram, mas passaram a ter mais concorrência de outros materiais.
Mas a tendência é regressar ao clássico, à boa e velha janela de madeira tal como a conhecemos desde a infância. No tempo dos nossos avós não eram conhecidos outros materiais, porque a madeira é o material mais antigo para portas e janelas. Nessa altura, as janelas de madeira duravam mais de 100 anos e eram tratadas apenas com óleo.
A equipa da Mestre Raposa International® tem uma verdadeira paixão pela madeira e uma forte consciência ambiental.
Durante vários anos uma pequena equipa trabalhou no aperfeiçoamento das janelas e portas de madeira. O seu objetivo era, e continua a ser, o de desenvolver uma janela de madeira sustentável que ultrapasse de longe a qualidade dos produtos de outros fornecedores.
Para tal, a Mestre Raposa International® realizou testes exaustivos dos seus sistemas de janelas de madeira na FCBA em Bordéus (França) e na Universidade de Coimbra (Portugal), tendo obtido resultados acima da média e os melhores resultados em toda a Europa, em todos os parâmetros combinados.
O que é a equipa Mestre Raposa International® Portugal e qual é a visão para o futuro das janelas de madeira?
Fundamentalmente, trata-se de dar à madeira, um material natural, o estatuto que merece, e que as portas e janelas de madeira recebam um tratamento final que as torne sustentáveis através da utilização de materiais amigos do ambiente.
A combinação da alta tecnologia e da madeira como material natural permite a produção de uma janela perfeitamente concebida e fabricada pela Mestre Raposa International®. Já não se trata apenas de uma visão, mas do resultado de uma colaboração quotidiana no departamento B2B da Mestre Raposa.
Janelas de Madeira - Vantagens
Equilíbrio ecológico positivo e sustentabilidade
A madeira é uma matéria-prima renovável e amiga do ambiente. Esta matéria-prima absorve os gases com efeito de estufa durante a fase de crescimento da árvore, pelo que cada janela de madeira produzida também contribui para o balanço positivo de CO2. Ao contrário de outros materiais, apenas as janelas de madeira têm um balanço ecológico positivo.
Eficiência energética
Um problema crescente é o aumento constante do custo da energia. A baixa condutividade térmica das janelas de madeira tem um forte efeito isolante. Nenhum outro material atinge melhores valores energéticos do que a madeira. A eficiência energética de uma janela de madeira é documentada pelo valor U-w e, com um envidraçamento adequado, é possível atingir o padrão de casa passiva.
Proteção contra roubo e incêndio
As janelas e portas de madeira oferecem um elevado nível de proteção contra roubo, que pode ser reforçado por sistemas de segurança certificados.
Embora a madeira seja inflamável, tem uma enorme estabilidade quando exposta a altas temperaturas. Consequentemente, mantém-se estável durante muito tempo em caso de incêndio ou quando exposta a uma temperatura de 200 graus Celsius, porque a camada de carbono que se desenvolve na superfície tem um efeito isolante e protege o material.
Tipos de Madeira e as Suas Características:
As madeiras europeias são recomendadas para o mercado europeu. A madeira é um produto vivo mesmo depois de transformada, pelo que é aconselhável utilizar madeira que seja proveniente da Europa, especialmente do norte da Europa, porque o crescimento é mais lento nas regiões frias, o que afeta a densidade da mesma.
Para ter a certeza da origem da madeira, e para confirmar a qualidade e o comportamento responsável do fabricante de janelas para com o cliente e o fornecedor, as janelas de madeira de alta qualidade devem ser certificadas com o selo FSC.
As madeiras tropicais devem ser evitadas, com exceção do meranti, que provém de um comércio sustentável e justo.
Janelas de madeira de abeto
O abeto é uma das madeiras mais utilizadas no hemisfério norte. Tem um excelente desempenho térmico e pode ser transformada em folheado porque é uma madeira macia. O abeto é uma madeira muito utilizada no fabrico de janelas de madeira.
Janelas de madeira de pinho
Os pinheiros encontram-se nas florestas da Europa Central e são a segunda espécie de árvore florestal mais comum. Para o fabrico de janelas, este tipo de madeira deve ser utilizado se for proveniente de florestas do Norte da Europa, pois, caso contrário, pode resinificar, o que pode causar problemas no tratamento da sua superfície.
Janelas de madeira de lariço
A madeira de lariço utilizada pela Mestre Raposa International® é proveniente do norte da Europa e do sul da Alemanha, bem como dos Alpes. A madeira de lariço é vermelha e escurece com o tempo. O lariço é duro e pesado e, por isso, oferece uma proteção adicional contra arrombamentos.
Janelas de madeira de carvalho
O carvalho é, sem dúvida, a madeira mais procurada. Existem muitos subtipos desta madeira e esta pode não ser totalmente impermeável em determinadas circunstâncias devido aos muitos poros que a compõem. A textura da superfície das janelas de madeira é naturalmente bonita, mas a transformação da madeira de carvalho em janelas exige grande perícia.
Em caso de tratamento inadequado podem ocorrer fugas de ácidos tânicos, o que pode provocar uma cor escura na madeira.
Janelas de madeira de meranti
A madeira meranti é uma madeira tropical proveniente principalmente da Malásia, da Indonésia e do Brunei. É ideal para a construção de janelas de madeira. A Mestre Raposa só utiliza madeira meranti se esta for proveniente de fontes renováveis e, por conseguinte, certificada pelo FSC. A madeira meranti tem uma cor castanha avermelhada e a sua estrutura é muito semelhante à do carvalho.
Acabamento das Janelas de Madeira
Todos os tipos de madeira são submetidos a um complexo processo de acabamento da superfície em várias etapas, o que prolonga a vida útil das janelas e facilita a sua manutenção.
Enquanto matéria-prima renovável, a madeira não tem alternativa e dá um contributo importante para a preservação da terra e, consequentemente, para a redução do CO2, cujos efeitos negativos são cada vez mais evidentes. Os clientes de janelas de madeira contribuem assim de forma valiosa neste sentido.
A Mestre Raposa International® é uma empresa especializada em janelas de madeira e madeira-alumínio no sul da Europa. Os requisitos para a escolha do material, o processamento e o tratamento especial da superfície são mais elevados do que na Europa Central e do Norte, especialmente para projetos perto do mar. Consulte-nos para mais informações, já realizámos mais de 1000 projetos de janelas de madeira das mais variadas dimensões.